Como conciliar a vida pessoal e profissional
Com a chegada da Internet no final do século XX e principalmente com a massificação dos smartphones, as pessoas verificam constantemente as redes sociais (muitas vezes por terem notificações ativas) durante o dia de trabalho, em casa são os e-mails do trabalho ou o grupo de WhatsApp da empresa , e assim, os momentos que deveriam ser para repousar e descansar a mente não acontecem, o stress e ansiedade acumulam e as pessoas chegam a sexta-feira sem energia e a precisar de descansar e recuperar de toda a semana.
Se conseguirmos separar a vertente profissional da pessoal de uma forma mais eficiente iremos ser mais produtivos no trabalho e ter um estilo de vida mais saudável. É vital darmos atenção à nossa vida pessoal após o trabalho e termos especial atenção à nossa saúde física e psicológica.
Como podes mudar isso? Vou dar-te algumas dicas:
1. Estabelece limites na tua vida profissional
Deves organizar e gerir a tua vida profissional para não levares trabalho para casa ou para não estares constantemente a fazer horas extra. Claro que dependendo da tua função, isso pode tornar-se muitas vezes inevitável, no entanto, cria regras e estipula um limite para o número de horas que ficarás a trabalhar e mantém o controlo sobre a situação. Se a empresa para onde trabalhas te exige horas extra todos os dias é porque necessita de contratar mais pessoas. Ao respeitares os teus limites vais sentir-te mais leve e tranquilo e acabas por ser mais produtivo nas horas efetivas de trabalho. Planeia e antecipa as tarefas do teu dia com antecedência e foca-te nas tarefas importantes para que elas não se tornem urgentes e não te sintas sempre a “apagar fogos”. Faz um planeamento semanal, onde prioritizas as tarefas, escreve os teus objetivos 1 vez por semana, e define deadlines e timings para cada atividade.
2. Pratica Yoga no início do dia
A nossa mente é muito ansiosa e distrai-se facilmente. Provavelmente acordas em cima da hora, já em modo piloto automático, fazendo algumas tarefas rotineiras e segues para o trabalho stressado, atrasado e já a pensar nas tarefas que precisas de cumprir. A minha sugestão é acordares mais cedo e começares a praticar yoga ao início da manhã.
Sugiro aulas de yoga guiadas online, no YouTube da Babi Resende: https://www.youtube.com/c/BabiRezende. Podes procurar a playlist de aulas com duração inferior a 30 minutos, é uma forma de acalmares a mente, alongares a coluna, melhorares a tua postura corporal.
3. Reserva um tempo para cuidares da vida pessoal
A vida não é só trabalho, uns dos fatores mais importantes para enriqueceres a tua vida pessoal é passares mais tempo com a família e com os teus amigos. Se estás num relacionamento, sai mais vezes com o teu parceiro(a) para jantar e passear; elaborem uma lista de 10 locais/atividades diferentes que querem fazer e escolham duas delas para fazer todos os meses. Tens filhos? Reserva tempo para fazeres atividades ao ar livre ou brincares com eles com jogos de tabuleiro. Se neste momento moras noutro país, longe da tua família conversa mais vezes através das redes sociais ou chamada telefónica, dispensa tempo de qualidade. Se os teus pais estão apenas a uns quilómetros de distância visita-os de forma regular (ao domingo por exemplo).