Porque é tão importante pedir ajuda?
Desde que iniciei o projeto de coaching reparo que muitas pessoas ainda têm dificuldade em pedir ajuda tanto no âmbito pessoal como profissional. Algumas das razões para isso acontecer são: por sentirem que não são boas o suficiente naquilo que fazem, que estão aquém das expectativas, terem o estigma de que quem pede ajuda é incompetente e está perdido. Muitas pessoas acreditam que pedir ajuda é “para os fracos”.
Vamos lá desmistificar isto!
Pedir ajuda não é um sinal de fraqueza ou de que estamos a ser preguiçosos, é fundamental! E, muitas vezes, o único modo de ultrapassarmos um obstáculo de uma forma mais rápida e eficiente para podermos evoluir, crescer e sermos melhores.
Uma excelente analogia pode ser reparar nas crianças, que o fazem sem qualquer pudor e de uma forma genuína, sem julgamento. Eles pedem ajuda e crescem, aprendem e evoluem.
Coaching
No meu trabalho enquanto coach, procuram-me muitas pessoas que encontram dificuldade em gerir alguma área da sua vida ou a obter os resultados que pretendem. Muitas destas pessoas são as melhores nas suas profissões, têm negócios de sucesso e uma vida pessoal/profissional desejável. Pedir ajuda não as torna fracas, muito pelo contrário, torna-as mais fortes. É essa resiliência, ambição e garra que as faz crescer e atingirem os bons resultados nas suas vidas.
Se existe uma capacidade que precisas de desenvolver lê um livro, procura alguém que te possa dar formação, webinares online, workshops ou seminários. Cria um compromisso diário/semanal para o teu desenvolvimento pessoal. Só tu podes fazer por ti!