7 hábitos para uma rotina de sucesso
Durante um bom tempo da minha vida, de manhã ficava na cama durante horas , tinha demasiado frio e ficava preguiçoso para me levantar e vestir. Quando era criança, não mostrava quaisquer sinais de que fosse um dia ter sucesso na minha vida. A minha própria mãe, que foi sempre a minha maior referência, assumiu que eu ia falhar na vida. Hoje sou um empresário de sucesso, fui co-fundador da empresa Quest Nutrition, avaliada em mais de mil milhões de dólares e desde então fundei também a Impact Theory, uma empresa cujo conteúdo, advém do meu projeto anterior Inside Quest, já foi visto mais de 250 milhões de vezes no Youtube.
Então como é que um miúdo preguiçoso que não mostrava nenhum potencial desafiou as probabilidades e começou a ser bem sucedido?
O primeiro passo foi reconstruir a minha identidade, deixando a mentalidade do “vai se andando” para uma de crescimento. Assim que deixei de me preocupar em ter sempre razão e comecei a preocupar-me apenas em encontrar a resposta mais rápida e correcta para cada desafio, fui capaz de construir a minha base para um crescimento ilimitado. Com ela uma outra componente fundamental para o meu sucesso tornou-se mais clara, como iria eu utilizar o meu tempo, especialmente nas horas da manhã.
Aqui tens os hábitos que pratico desde então para iniciar o meu dia da melhor forma possível.

1. Dormir.
A minha rotina matinal começa, na verdade, na noite anterior.
Há mais de uma década que não uso o alarme para acordar (com algumas excepções). É preciso dormir e se tu não o consegues fazer o teu desempenho começa a diminuir – de tal forma que até se pode medir esse declínio num teste de capacidade cognitiva. Portanto, o primeiro passo é tratar o sono como uma das coisas mais importantes que se temos de fazer. Se precisares de ir para a cama às 20 horas para dormir, então vai para a cama às 20 horas. Eu levanto-me naturalmente entre as 3 e as 4 da manhã, por isso é absolutamente imperativo ir para a cama cedo.
2. Trabalhar o corpo.
Assim que acordo, uso o próprio acto de acordar como o gatilho que me lembra de fazer exercício. Faço exercício cinco dias por semana, mas não sou um daqueles tipos que adora ir ao ginásio.
Mal levanto-me, saio da cama e vou directamente treinar. Tenho a sorte de ter um ginásio em minha casa, por isso o tempo decorrido entre o despertar e o treino é de apenas de 10 minutos.
Desenvolver a disciplina é uma das coisas mais críticas para se ser bem sucedido. Ser bem sucedido implica uma lista de coisas que não vais querer fazer, mas que terás de concluir de qualquer forma. Vais ter de te esforçar e ir ao limite mesmo quando o teu corpo te está a dizer para desistires. Vais ter de te levantar da cama quando preferes ficar deitado, de trabalhar por vezes ao sábado, quando os teus amigos estiverem a festejar ou preferires estar a jogar jogos de vídeo ou a ver Netflix. É através de disciplina que o vais conseguir, mas precisas de uma área da tua vida que te ajude a conseguir criá-la. Para mim é o desporto e essa é uma grande parte da razão pela qual eu treino – para reforçar a minha disciplina e ganhar credibilidade comigo mesmo, treinando com consistência em algo que muitas vezes não me oferece prazer.
3. Exercitar a mente.
Não basta exercitar o corpo, é preciso exercitar também a mente. Na verdade, para mim, o corpo é apenas um reflexo da mente. Logo após o treino eu medito para fortalecer a minha capacidade de concentração e para aprender a acalmar rapidamente a minha mente. Vivemos num mundo acelerado, com toneladas de ansiedade e distracções. Celebramos a nossa capacidade de acelerarmos as nossas mentes e as nossas vidas, mas é absolutamente essencial aprender a abrandá-las conscientemente também. É igualmente importante aprenderes a acalmar-te e é preciso cultivar essa capacidade. O tempo que medito depende dos meus níveis de stress e ansiedade que sinto, mas normalmente são cerca de 20 ou 30 minutos. Quando comecei a meditar, tive de me convencer a fazer 5 ou 10 minutos todos os dias e agora gosto tanto a sensação que normalmente continuo até as minhas pernas começarem a adormecer depois de estar sentado tanto tempo de pernas cruzadas.
4. Pense.
Uma das coisas mais bonitas da meditação é que ela coloca o nosso cérebro em um estado de onda alfa. Este é considerado o mais criativo dos estados cerebrais. Assim, uma vez terminada a meditação, antes de o estado de onda alfa desaparecer e eu voltar à minha vida normal, deixo de tentar acalmar a minha mente e em vez disso vou me focar num dos desafios que tenho em mãos. Chamo a este processo “Pensar”. Acredito que que é uma estratégia poderosa e de sucesso porque quando estou neste estado de espírito, noto que tenho melhores ideias e utilizo mais do meu potencial e das minhas capacidades permitindo-me identificar algumas soluções criativas para problemas que de outra forma me pareciam impossíveis.
5. Ler
Eu tento ler todos os dias. Praticamente todo o meu tempo é contabilizado por isso tive de encontrar formas de garantir que tenho tempo para o fazer (audiobooks). Uma delas é ler nos chamados “momentos de transição” – escovar os dentes, vestir-me, cozinhar comida, etc.. Também gosto de reservar tempo para me afundar realmente a ler sem parar.
6. Crie uma lista das “coisas mais importantes”.
Eu mantenho uma lista das “coisas mais importantes” tanto a nível profissional como pessoal . Depois de me sentar para trabalhar, a primeira coisa que faço é dar um olho nessa lista. “Ataco” as tarefas prioritárias do meu dia, se adiar algo três dias seguidos, apago-a da lista, pois as minhas acções indicam que não é verdadeiramente importante. Regra geral, mantenho as coisas de maior impacto no topo da página para garantir que não caio na armadilha de abordar algo menos prioritário/importante só porque está escrito em primeiro lugar.
7. Ignora o e-mail.
Verificar o e-mail é um erro crítico e comum na gestão de tempo. É, na minha opinião, um incumprimento dos teus deveres enquanto empreendor/colaborador. Se verificares o e-mail antes de abordares as necessidades mais importantes da tua função, estás a admitir que outras pessoas sabem melhor do que tu, o que realmente deverias estar a fazer.Eu próprio treinei-me para ignorar os e-mails até que tudo o resto, que precisa de ser feito, esteja realmente concluído. Costumo trabalhar entre 5 a 7 horas antes de verificar o meu e-mail pela primeira vez. E tento passar menos de uma hora por dia a ler e-mails
Descobri que os hábitos que instituí na minha rotina matinal são fundamentais para que eu consiga fazer as tarefas a que me proponho e que me mantêm no “caminho certo”. Os hábitos em geral são o próprio fundamento do sucesso. Recomendo vivamente a todos aqueles que adoptem uma rotina matinal que não se esqueçam do bem-estar mental e físico, assegurando ao mesmo tempo que estão a dar os passos necessários para serem bem sucedidos no que quer que estejam a fazer. Que a vossa rotina matinal vos sirva tão bem como a minha me serve a mim.